O que é um adesivo?
O adesivo é um material flexível e versátil, possui grande aderência em superfícies não planas e curvas. Comumente utilizado em peças publicitárias e decoração de ambientes. Pode ser recortado nos mais diversos formatos. Com seu excelente acabamento, cores vivas e vibrantes, os adesivos dão um toque especial em qualquer forma de utilização. Veja a seguir algumas informações e Dicas importantes para criar seus adesivos.
Dicas importantes para criar seus adesivos
A impressão personalizada de adesivos é uma ótima maneira de acrescentar sua marca a basicamente tudo, desde seu produto até sua embalagem. Além disso, podem ser utilizados para inúmeras finalidades, como para sinalização de veículos, estabelecimentos, vitrines, envelopamento, plotagem ou para fins decorativos como papeis de parede por exemplo. Os adesivos também são peças fundamentais para conquistar ainda mais consumidores no ponto de vendas e incentivar as compras por impulso.
Da embalagem ao brinde, os adesivos são produtos que podem estar em diversos pontos da comunicação visual do seu negócio. Através deles você pode levar informações importantes para o seu cliente, fortalecer o reconhecimento de marca, garantir a segurança do seu produto e até mesmo decorar o ambiente de trabalho. Para esse tipo de aplicação, além do conhecimento, a criatividade é um fator-chave diante da diversidade de acabamentos, formatos e substratos possíveis.
É importante explorar todas as possibilidades do produto que você está criando, usando a criatividade de acordo com a finalidade de cada adesivo no seu estoque.
- Você usa rótulos? Pense em cortes especiais que valorizem o formato do objeto em que ele está aplicado e converse bem com a arte e conceito da sua empresa;
- Prefere adesivos para fechar embalagens ou lacres? Aproveite esse espaço para comunicar canais de contato e garantir o bom uso do seu produto, por exemplo.
- Caso você use os adesivos como brindes para os seus clientes, a criatividade deve agir para que eles queiram utilizá-los em diversos locais, uma boa ideia é que a relação com a sua marca seja feita através de elementos da sua identidade visual, aposte em ilustrações e frases simples!
Pois bem. Apesar da versatilidade dos adesivos, alguns cuidados são necessários na hora de fazer sua arte. Para pequenos formatos, por exemplo, certifique-se que os textos e contornos estão em tamanhos visíveis, principalmente em casos de frases com mais de uma linha e famílias tipográficas mais finas. Outro ponto importante para esses formatos menores é o corte – procure formas com menos pontas nesses casos, os shapes orgânicos vão funcionar melhor na hora de colar os adesivos.
Qual material se adapta melhor ao seu adesivo
Entre as diversas decisões a serem tomadas no momento de planejamento, o material deve ser um dos pontos de maior atenção. Você deverá saber em qual superfície o adesivo vai ser colado, a resistência e acabamentos necessários, entre outros atributos que vão definir o material do seu produto.
Os três substratos principais para label são BOPP, Vinil e Couché, e sabendo algumas das características acima você poderá escolher facilmente qual deles será o melhor.
BOPP
BOPP (Polipropileno Biorientado) refere-se a um plástico composto por uma resina de baixa densidade que assimila o material filme moldado por altas temperaturas. Ou seja, apresenta um alto nível de resistência.
Sua utilidade está diretamente associada a garrafas de vidro, embalagens de alimentos e rótulos em geral. Além de caber perfeitamente em personalização de produtos artesanais.
A composição é qualificada por não rasgar ou amassar fácil e ser passível a diversos acabamentos. Consequentemente, exibe caráter reutilizável, podendo promover a redução de custos e aumentar a eficiência da reciclagem.
Couché
O couché é um tipo de papel extremamente reconhecido pela indústria gráfica. Entretanto, ponto em comum entre os três tipos de adesivos, é revestido por uma camada de polímero – composto que atribui brilho e auxilia no equilíbrio da absorção de tinta.
Considerado dentre todos o material mais delicado, é indicado somente para produtos armazenados longe da umidade e cria a possibilidade escrever sobre a superfície.
Bônus: vinil
Também uma composição plástica, o vinil é derivado do PVC (Policloreto de Vinila). Esse material mescla derivados do petróleo – em forma de resina – e cloro. Aqui na Grafprint, direcionamos o uso do vinil para adesivos de comunicação visual, já que, como possui semelhanças com o BOPP, adesivos menores produzidos em BOPP apresentam os mesmos efeitos que o vinil oferece.
Por ser isolante térmico – o que dificulta a dissipação do calor, assim se estabilizando à temperatura do local de aplicação – é direcionado para geladeiras, notebooks, tapumes e paredes, alcançando altas dimensões.
As principais propriedades estão ligadas a sua amplitude de flexibilidade, contornando precisamente o local de acomodação, e boa influência sobre diversos acabamentos.
Para conhecer mais sobre essa substância, o Instituto Brasileiro do PVC te explica os detalhes do processo de fabricação.
Para se inspirar
Lembre-se, você pode usar várias coisas do seu cotidiano como inspiração, além de fazer uma busca ativa usando palavras-chaves como Adesivo; Sticker; Rótulo; Label; Package; etc. em sites como Behance, Dribbble, Pinterest e até mesmo no Instagram. A certeza do seu projeto e um bom suporte de branding e design vai garantir que você não faça reprodução do que vê por aí, aplicando a identidade da sua marca independente do que vier como inspiração. É aqui que a criatividade pode transformar o seu negócio!