Por mais que você já esteja acostumado a mandar imprimir diversos tipos de materiais gráficos em uma gráfica rápida, no fundo, no fundo, sempre surge aquela dúvida quanto a diferença entre folheto, folder, flyer e panfleto, não é mesmo?
Principalmente, se o profissional é novo no ramo ou é um empreendedor que administra outros nichos, precisa divulgar o seu negócio, mas não faz ideia qual desses impressos deve escolher, de acordo com a sua finalidade de divulgação.
Foi pensando nisso, que a Grafprint preparou esse conteúdo, explicando as diferenças entre cada um, pois ainda que haja poucas distinções, são essas peculiaridades que vão definir o estilo de sua propaganda. Vamos lá?
PANFLETOS
Com o passar dos séculos, o sentido da palavra “phamplet” foi evoluindo. Em português, o termo acabou virando panfleto e passou a significar um folheto escrito em estilo sarcástico e difamatório, principalmente quando o assunto era política.
No final das contas, quando se fala em panfleto e folheto, está se referindo a mesma coisa. Normalmente, é em alta tiragem e com preço baixo em gráfica rápida, já que não exige uma personalização tão aprimorada assim, por ser uma distribuição em massa.
Os panfletos personalizados são excelentes para divulgar promoções de produtos como, floricultura, ótica e perfumaria, e prestações de serviços como, dentista, cabeleireiro e chaveiro. Além de feiras, eventos e propaganda política.
FLYER
Já o flyer vem da palavra em inglês “fly”, cuja tradução em português significa “voar”. E essa é a ideia do flyer: distribuir tantos impressos, que alcance o máximo de pessoas, como se fosse um voo.
O flyer é mais bem elaborado que o panfleto, tanto em estrutura de texto, que tende a ter mais informações sobre o assunto a ser divulgado, quanto no tipo de acabamento do papel, já que por se tratar de divulgações específicas como eventos comerciais, festas e shows, por exemplo, acaba requerendo uma personalização mais criativa e mais bem trabalhada.
Apesar de no site da Grafprint utilizar o termo folheto como termo padrão tanto para flyers e panfletos, ainda assim, é possível diferir entre um e outro quando escolhe o tipo de papel e acabamento, já que a qualidade do papel do flyer costuma ser de melhor qualidade e a gramatura do papel é mais espessa.
FOLDER
Se você analisar a palavra direitinho, verá que o termo inglês “fold” significa “dobrar” em português, justamente porque sua característica principal é ter acabamento com vincos ou dobras, veja alguns exemplos:
Dobra modelo simples
Dobra modelo carteira
Dobra modelo sanfona
Dobra modelo janela
Essas dobras são bem conhecidas no ramo gráfico. Ah, sem contar que, o folder é um impresso muito mais elaborado que o flyer, pela riqueza de informações que ocupam 4 lados ou mais de um folder personalizado.
E, não é só isso! O fato de ter diversas opções de dobras e tamanhos, te dá possibilidades de investir no modelo mais adequado para sua campanha institucional ou promocional. Talvez a apresentação de um empreendimento imobiliário, com todas as áreas inclusas no condomínio, como, estacionamento, piscina, churrascaria, campo de futebol, salão de festa, academia e todas as áreas de lazer.
Para apresentar de uma forma convidativa todos esses detalhes, sem se esquecer de cada cômodo do apartamento, é bem provável que o folder é o impresso ideal para o seu anúncio!